segunda-feira, 18 de julho de 2011

Amor ao Japão - Introdução: Hanami

Entre algumas das minhas paixões, tenho uma: Japão. 
Ora, tudo começou quando eu tinha cerca dos meus 14 aninhos. Era fanática por anime. E via com subtítulos em inglês. Sempre tive uma certa curiosidade sobre tudo o que tinha a ver com a língua que aquelas personagens falavam. Foi tiro e queda: tudo me captou. É interessante a forma deles falarem, tanto que, por exemplo têm algumas palavras derivadas do português e têm um sotaque muito semelhante ao nosso. 
As tradições são belas, como por exemplo a festa da floração das cerejas - hanami - que se dá no final do Inverno e simboliza a fragilidade da existência humana. O amor pelas cerejas do povo japonês advém desde os tempos dos samurais, pois esses guerreiros apreciavam a volatilidade e beleza dessas flores, que identificavam como uma alegoria de sua própria existência. Os kamikazes, pilotos suícida da Segunda Grande Guerra, levavam uma flor dessa árvore antes de se atirarem com seus aviões num ataque mortal contra os barcos inimigos. 
Hoje em dia, resume-se mais a encontros familiares e de amizade na sombra das cerejeiras. 
Em japonês, cerejeira diz-se sakura no ki, e flor de cerejeira diz-se sakura. 
Escolhi em primeiro lugar falar deste famoso festival pois o acho muito bonito e é dos meus favoritos. Sonho em poder participar num. *.*




Sem comentários:

Enviar um comentário